La Varenne

inglês

Imprensa – Realeses


La Varenne apresenta o melhor da gastronomia francesa

Localizado no Pátio Batel, o restaurante destaca culinária francesa e tira proveito de alguns itens da culinária italiana em harmonioso mix de técnicas e aromas

(Curitiba, setembro de 2016) – O primor da gastronomia francesa com um toque italiano e aromas brasileiros. É esta a proposta do La Varenne, localizado no Pátio Batel (Curitiba), que reúne o melhor das técnicas da gastronomia francesa.

Inaugurado em 2014, o restaurante já coleciona vários títulos e premiações. Em 2014 com apenas oito meses de funcionamento, recebeu o prêmio da Veja Comer & Beber como Restaurante Revelação, Melhor Variado/Contemporâneo e pelo Bom Gourmet como Melhor Entrada.  Em 2015, ganhou pelo Bom Gourmet como Melhor Restaurante de Curitiba, Melhor Cordeiro e Melhor Prato Principal. Em 2016 foi o grande vencedor do Prêmio Bom Gourmet, com três prêmios nas categorias: Cordeiro, Sobremesa e Massa. O restaurante também conquistou destaque no prêmio Top View Gastronomia 2016, nas categorias menu executivo, franco-italiano e atendimento.

O nome do restaurante foi inspirado no chef francês François Pierre de La Varenne, que foi chef do Rei francês Luis XIV, e revolucionou a cozinha do século XVII fazendo experimentos culinários conhecidos até hoje, tais como reduções de molhos, suflês e cocções, bem como a adição de legumes como a couve-flor e a alcachofra aos pratos.

Um dos diferenciais do La Varenne, comandado pelos chefs Mayra Batista e Felipe Miyake, é a qualidade dos ingredientes e a entrega de pratos saborosos e extremamente frescos. As massas produzidas artesanalmente na casa, dão o toque italiano ao cardápio, o qual também oferece carnes e outros pratos tradicionais da culinária francesa.

O projeto arquitetônico do restaurante é assinado pela arquiteta curitibana Fernanda Cassou e tem capacidade para 134 lugares em um espaço de 460 metros quadrados.

Cardápio

Recentemente, os chefs Mayra e Felipe fizeram uma grande reestruturação no cardápio da casa, incluindo 19 opções de pratos no almoço executivo que é servido de segunda a sexta-feira, das 12h às 15h30, exceto feriados.

Uma nova categoria denominada Clássicos Franceses também passou a fazer parte do cardápio. Como entrada, o steak tartare não poderia faltar, assim como a terrine de foie gras e o oeuf en cocotte.  Como prato principal, entram o linguado à meuniére, magret d’canard ao molho de laranja, o coq au vin e tournedos Rossini. O confit d’canard contribui nessa saborosa categoria.  E para as sobremesas francesas, o soufflé de chocolate é um caso a parte, assim como uma degustação que serve duas pessoas, contendo petit gateau, parfait de framboesa, crème caramel e tartellete.

Como opção de pratos principais também disponível no cardápio do restaurante, destaque para o tortelloni de ossobuco, numa remodelagem do clássico italiano e para o tagiolini com camarões e rúcula, com equilibrado creme de limão, ideal para quem quer algo leve e fresco.

Dentre os frutos do mar, aves e carnes, todos os peixes do novo cardápio são frescos, com exceção do bacalhau. O cliente pode optar pelo salmão, peixe do dia ou robalo, sendo que todos esses levam novos acompanhamentos com o objetivo de realçar seus sabores. Já a entrada dos suínos e da carne de frango dá uma nova cara ao cardápio de carnes e aves. Vale destacar que todas as carnes bovinas do La Varenne, sem exceção, são de Angus.

Na carta de sobremesas, fora as francesas já mencionadas, está o semifreddo de coco, uma textura de mousse leve gelado; a torta de maçã com frangipane (creme de amêndoas, extremamente utilizado na patisserie francesa); e a verrine de laranja com cacau e Cointreau que é sem lactose e com sabores específicos.

Carta de bebidas

A carta de vinhos do La Varenne e o serviço é de responsabilidade do criterioso Sommemlier Vinícius Chupil e é composta por 252 rótulos de 25 diferentes países.  Os drinks também têm ótima saída na casa. Dentre os seis novos drinks autorais elaborados pelo bartender Vinícius Serikyaku, destaque para o La Varenne e para o Luigi, que apresenta textura diferente pela utilização de um purê artesanal e o aspecto frisante que o espumante confere ao drink frutado e refrescante.

Serviço
Local: Avenida do Batel, 1.868 – Piso L4
Telefone para reservas: (41) 3044-6600
Horário: Segunda a sábado das 12h às 15h30 / Segunda a quinta das 19h às 23h e sexta e sábado das 19h às 24h. Domingo das 12h às 17h.
Pagamento: Dinheiro ou Cartões Visa, Mastercard e American Express
www.lavarenne.com.br         > instagram: @lavarenne1      > facebook: lavarenne.gastronomia

Cardápio disponível em português, ingles, francês e em braille.

 

Mais informações / agendamento de entrevistas:
IEME Comunicação – Ass. de imprensa La Varenne
www.iemecomunicacao.com.br  (41) 3253-0553

Jornalista Tais Mainardes tais@iemecomunicacao.com.br ramal 22
Jornalista Marília Bobato marilia@iemecomunicacao.com.br ramal 18
Jornalista Jéssica Amaral jessica@iemecomunicacao.com.br ramal 23


btn reservas
X